O que é Síndrome do Intestino Irritável, Quais as Causas e Como Tratar com Dr. Pedro Alencar
- BADDU
- 18 de abr. de 2021
- 4 min de leitura

A Síndrome do Intestino Irritável, ou SII, é uma doença causada por diversos fatores, que variam desde bactérias ou até mesmo depressão.
Conversamos com o Dr. Pedro Alencar sobre essa síndrome e nessa entrevista, ele conta um pouco mais sobre o que leva uma pessoa a desenvolver SII e como tratar a doença.

Pedro Alencar é formado pela Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte – CE, com residência em Clínica Médica pelo SUS-SP e especialização em Gastroenterologia pela Santa Casa de São Paulo, onde atua como preceptor da residência até os dias atuais. Também é titulado pela FBG – federação brasileira de Gastroenterologia.
Baddu
1. Quais são os sintomas da Síndrome do Intestino Irritável (SII)?
Dr. Pedro
Os principais sintomas são dor abdominal e alterações no hábito intestinal. A dor geralmente é crônica, tipo cólica ou cãibra abdominal, com intensidade muito variável e difusa pelo abdômem. A dor está frequentemente associada a evacuação – alguns pacientes melhoram da dor ao evacuar e outros até pioram. Estresse e alimentação podem aumentar a dor.
A sensação de distensão abdominal também é um sintoma muito comum, bem como o aumento na produção de gases. As alterações no hábito intestinal oscilam entre diarréia e constipação. Os pacientes podem apresentar um predomínio entre um dos dois hábitos ou também alternar entre eles. O formato das fezes costuma ser bastante variável também, bem como a frequência das evacuações.
Baddu
2. Existe alguma pré-disposição para o desenvolvimento da Síndrome do Intestino Irritável?
Dr. Pedro
Pré-disposição genética ainda está sendo estudada. Os dados são conflitantes, mas alguns estudos com gêmeos mostraram essa pré-disposição. Mas mesmo nesses estudos, há vieses psicossociais que influenciaram sobremaneira na síndrome.
Baddu
3. O que causa a Síndrome do Intestino Irritável?
Dr. Pedro
Acredita-se que existem diversos fatores que influenciam o surgimento da síndrome, dentre eles: quadro inflamatório do intestino, alterações na microbiota intestinal, pós-infecciosa – inclusive pós COVID - , sensibilidade alimentar, supercrescimento bacteriano, fatores psicossociais (estes interferem nos sintomas). A síndrome também pode vir associada à diversas condições, como por exemplo: fibromialgia, doença do refluxo, ansiedade, depressão, somatização, dispepsia funcional, síndrome da fadiga crônica.
Baddu
4. Caso uma paciente for diagnosticada com SII, como reverter essa situação?
Dr. Pedro
Reverter é uma palavra muito forte. Eu costumo falar em conviver. Os pacientes com Intestino Irritável têm um distúrbio funcional do intestino, não existindo uma causa orgânica de falha para justificar seu aparecimento. Portanto, não tem cura. É uma condição onde o indivíduo necessita de todas as ferramentas disponíveis para se manter estável na sua condição. Costumo falar muito em equilíbrio.
Precisamos estar com a cabeça em paz – reduzindo estresse, ansiedade, depressão, angústia e medo. Precisa ter uma boa qualidade de sono e necessita ter uma alimentação saudável. Atividade física é uma fortíssima aliada no tratamento da síndrome. Atividades de lazer e hobbies também fazem parte da prescrição desses pacientes.
Como pode ver, é um conjunto de fatores que vão equilibrar a vida do paciente e fornecer qualidade de vida. Esta é a palavra-chave quando falamos desta síndrome, pois é onde ela afeta nossos pacientes.
O uso de medicamentos é outra ferramenta importante. Diversos medicamentos são utilizados, desde sintomáticos até anti-depressivos. Como cada paciente é único, a estratégia terapêutica é muito individualizada. São pacientes que precisam ser vistos algumas vezes no consultório até que possamos deixá-los otimizados da sua condição, pois trata-se de um distúrbio funcional, não existindo portanto uma receita padronizada única para todos os casos.
Baddu
5. Qual a dieta necessária para quem possui essa síndrome?
Dr. Pedro
O ideal é manter uma dieta equilibrada em nutrientes. Costumamos orientar os pacientes a seguir uma dieta mais próxima do Plant Based possível, reduzindo drasticamente a ingestão de alimentos processados e ultraprocessados, bem como embutidos e enlatados. Existe uma dieta que fazemos para muitos pacientes, chamada Dieta LOW FODMAP. Nesta dieta, reduzimos por algumas semanas, a ingestão de alimentos potencialmente fermentáveis e causadores de sintomas.
Em seguida, introduzimos grupo a grupo com teor maior de fermentação. Desta forma, o paciente consegue entender quais alimentos ou grupo de alimentos causam seus sintomas, facilitando assim a escolha alimentar futura. Todos os pacientes são encaminhados para nutricionista, pois necessitam de acompanhamento referente a dieta e uma orientação adequada.
Baddu
6. Como é feito o diagnóstico da Síndrome do Intestino Irritável?
Dr. Pedro
O diagnóstico é clínico. Apenas com a história bem colhida de nossos pacientes e um exame clínico bem realizado nós já conseguimos fechar os critérios diagnósticos. Esses critérios foram revisados recentemente, chamados Critérios de ROMA IV. Não tem exame que confirme ou afaste o diagnóstico.
No entanto, são necessários exames para avaliar condições associadas e que possam interferir na síndrome. Esses exames são solicitados de acordo com a história de cada paciente.
Baddu
7. Há casos em que a SII só pode ser tratada com cirurgia?
Dr. Pedro
Não. A síndrome do intestino irritável é uma doença funcional, não existindo base orgânica ou lesão intestinal que possa indicar alguma cirurgia.
Você pode acompanhar o trabalho do Dr. Pedro através das suas redes sociais, onde ele posta frequentemente conteúdos relacionados à saúde gastrointestinal. Fique por dentro!
Instagram: https://www.instagram.com/drpedroalencar/
Comments