top of page

Como o Ho' oponopono pode te ajudar a se libertar de seus arrependimentos

  • Foto do escritor: BADDU
    BADDU
  • 18 de abr. de 2021
  • 3 min de leitura

 



A vida nos exige ação e sabemos que cada ato possui suas consequências. Muitas vezes, agimos por impulso, dizemos palavras que poderiam ter sido evitadas, mas que, simplesmente, não pudemos controlá-las no momento em que as dissemos. Além das palavras, cada ato de nossas vidas nos exige uma tomada de decisão, mesmo quando não nos sentimos seguros ou preparados. Ao tentar realizar as escolhas certas, nos baseamos em crenças, princípios e opiniões que, por algum motivo chegaram até nós.


Uma palavra que resume um sentimento constante em nós, é arrependimento. Sentimos uma incerteza do porque fizemos isto ou aquilo, de como poderíamos ter agido de forma diferente, e o que teria nos acontecido se tivéssemos tomado outra decisão. Enfim, uma série de questões surgem em nossas mentes, fazendo com que passemos a nos sentir, constantemente, ansiosos, culpados e arrependidos.


Foi em uma viagem de apenas 11 dias pelo Texas, nos Estados Unidos, que me apresentaram o Ho' oponopono, uma técnica havaiana que fez muito sentido para me ajudar a lidar com situações parecidas com as que descrevi acima.


O que é Ho' oponopono


O termo "Ho' oponopono", siginifica "reparar" ou "corrigir um erro" e representa uma técnica desenvolvida pelo havaiano Kahuna Lapa’au Morrnah Nalamaku Simeona (1913–1992), de acordo com a premissa de que uma das fontes do erro está em pensamentos contaminados por memórias dolorosas do passado ou traumas.


Sua prática resume-se na fala ou pensamento das seguintes frases:


"Eu me desculpo"

"Por favor, me perdoe"

"Eu te amo"

"Eu te agradeço"


Quando dizemos essas frases, é possível que um sentimento de humildade surja em nós, e ao refletirmos sobre seus significados, passemos a sentir um certo alívio e conforto interno.



É como se estivéssemos nos redimindo, e mostrando a nós mesmos nossa capacidade de pedir perdão, de amar e de agradecer. Elas são uma forma de acolhermos e transformarmos sentimentos que nos prejudicam, de uma forma amorosa e pacífica para com nós mesmos.



Quando e como podemos realizar o Ho' oponopono


A técnica do Ho' oponopono pode ser realizada sempre que sentirmos necessidade, independente das situações em que nos encontremos. Eu a realizo, por exemplo, sempre em que identifico algum sentimento de culpa e insegurança em mim, ou, até mesmo, quando quero deixar qualquer situação de vida mais leve, como quando chego como convidada para um jantar na casa de outra pessoa. Muitas vezes, não sabemos quando machucamos alguém, ou até mesmo quando alguém nos tenha ofendido, por isso, pedir perdão, via pensamento, pode ser uma ação poderosa.


Algumas outras ideias de como podemos aplicar o Ho' oponopono, são com nós mesmos, colocando nossos nomes à frente, com o dinheiro, com nossos pais, parceiros, em algum local em que estejamos, e quando outra pessoa nos ofende, por exemplo. As frases podem ser ditas em voz alta ou apenas em pensamento em qualquer lugar, até mesmo quando estamos dirigindo ou fazendo exercícios.


 

A prática do Ho' oponopono faz com que eu sinta um estado de unidade maior em minhas experiências de vida. Ela me traz uma sensação de paz e maior flexibilidade interna, ou em relação ao ambiente ao meu redor. Quando peço perdão, por exemplo, sinto que os espaços tornam-se mais leves e abertos para me receberem. E, consequentemente, sinto-me mais a vontade comigo mesma, e nos locais onde estou. E você? Gostaria de praticar? Se, sim, adoraríamos saber suas experiências.


Comments


bottom of page