Como Lidar Com a Queda Prematura de Cabelos
- BADDU
- 18 de abr. de 2021
- 3 min de leitura

De acordo com uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira do Cabelo, 25% dos jovens brasileiros entre 25 e 30 anos sofrem com a queda de cabelo, seja por fatores genéticos, seja por problemas emocionais.
Embora seja um problema que a maioria dos homens deve enfrentar em algum momento, a calvície afeta muito a autoestima dos mais jovens. Mas existem formas saudáveis de lidar com ela sem traumas. É o que mostraremos nesse artigo!
A queda de cabelo prematura é normal?
Antes de qualquer coisa, é preciso afastar qualquer tipo de preocupação infundada acerca da calvície precoce.
Ao constatarem que estão perdendo cabelo, muitos jovens imaginam que esse pode ser um sintoma de alguma doença grave.
Contudo, esse é um temor injustificado. Na realidade, conforme já mencionamos na introdução desse artigo, esse problema afeta milhões de jovens, podendo ser desencadeado por diversos fatores. Veja alguns deles a seguir!
Genética
Alguns dos casos de queda de cabelo em jovens é desencadeado pela alopecia androgênica, que nada mais é, do que a calvície provocada por fatores genéticos.
Hábitos
O uso de produtos químicos (como tinturas), chapinhas, secadores e bonés podem estimular a queda de cabelo.
Fator emocional
Problemas emocionais como o estresse e a ansiedade são gatilhos para a queda de cabelo masculino precoce, especialmente quando já há uma predisposição genética.
Fatores emocionais podem, ainda, desencadear a alopecia areata, uma condição inflamatória que afeta os folículos pilosos e acelera a queda de cabelo.
A perda de cabelos aos 20 anos
“A queda de cabelo em jovens costuma afetar mais homens entre os 25 e 30 anos, embora existam pessoas que a desenvolvem antes dos 25 e até mesmo antes dos 20 anos.”
Geralmente, esse processo começa gradualmente, de maneira mais sutil. Alguns homens podem começar a apresentar queda de cabelo aos 17 anos, já no fim da puberdade.
Nesse casos, caso não haja uma preocupação maior, os jovens podem chegar aos 25 anos completamente calvos.
Há tratamento para a calvície prematura?
Em alguns casos, quando se percebe que o cabelo está caindo muito, pode-se tentar alguns tratamentos disponíveis no mercado.
No entanto, é fundamental que esses tratamentos sejam receitados por dermatologistas.
Esses profissionais podem indicar, inclusive, produtos sob medida para cada grau de calvície, como aqueles feitos em farmácias de manipulação.
Outro tratamento que tem sido praticado é o transplante capilar, que pode ser realizado em pacientes que tenham 23 anos ou mais. Contudo, esse procedimento é normalmente indicado para casos de calvície mais aguda.
Um processo de aceitação
No entanto, são muitos os jovens superam facilmente o medo da calvície, assumindo-a de uma vez por todas. Para falar a verdade, muitos sequer a veem com maus olhos.
Isso porque a “careca” pode ser, muitas vezes, uma opção estilosa. Aliás, muitos homens não calvos adotam esse visual por acharem mais charmoso.
A ideia de que a careca pode ser uma vantagem não é infundada. Uma pesquisa realizada pela Universidade da Pennsylvania mostra que homens calvos inspiram mais confiança e segurança, além de se mostrarem mais conectados com aquilo que são.
Faz parte do processo de compreensão de sua aparência, assumir a calvice sem que isso se torne um problema para a autoestima. Muitos homens têm buscado tratamentos como implantes de cabelos, ou o uso de hormônios para que não percam os fios. Mas de fato, quais são as reais consequências desses procedimentos?
Novas possibilidades
Embora pareça algo traumático, a falta de cabelos é aceita por muitos jovens, que decidem assumí-la sem titubear. Em muitos casos, a tomada de decisão pelo novo visual é uma questão estética.
Sim, a queda de cabelo pode se converter em uma oportunidade que você tem de conseguir um novo visual, cheio de possibilidades. Afinal, ao assumir aquilo que somos, ganhamos autoconfiança e liberdade.
E você, tem percebido uma maior queda de cabelo e ainda não passou dos 30 anos? Como tem encarado a calvície prematura? Comente!
Comentarios