Como a Organização pode abrir novos Espaços em sua Vida - com Ana Carvalho
- BADDU
- 18 de abr. de 2021
- 9 min de leitura

A palavra organização significa muito mais do que imaginamos. Os espaços ao nosso redor, nossos itens, objetos, a forma como cuidamos daquilo que é nosso, tudo isso torna-se uma extensão de nós mesmos.
Você já parou para pensar sobre a relação entre a organização de seus espaços exteriores com seus espaços interiores? Imagine a leveza e a fluidez surgindo em sua vida, através da organização daquilo que você É e do local onde vive.
Tive uma conversa maravilhosa com a Personal Organizer Ana Carvalho onde ela conta como você pode alcançar mais fluidez em sua vida através da organização daquilo que você É e do local onde vive. Leia abaixo e participe de nossa conversa
1. Você poderia nos contar um pouco sobre sua formação?
Me formei em Fisioterapia e me especializei nas áreas de Ergonomia e Qualidade de Vida. Trabalhei em minha profissão durante 28 anos, em Instituições Públicas, Privadas e Corporativas. Há 4 anos, me capacitei como Personal Organizer, nas áreas de Organização Residencial e de Mudanças, Documentos, Organização Baby, Mala de Viagem e outros.
2. Como o interesse pela organização surgiu em sua vida?
Minha história e paixão com a Organização não é de hoje. Ela nasceu há mais de meio século, quando eu ainda era uma criança. Nasci em uma família de comerciantes. Meus pais tiveram loja por mais de 40 anos. Lembro-me bem do cuidado e da preocupação, que ambos tinham, com a organização da loja e com o atendimento de seus clientes. Diferenciais, que faziam e fazem de meus pais, pessoas especiais e queridas por muita gente.
Eu, sempre muito disposta a aprender, executora desde pequena, dividia o meu tempo entre estudos, trabalhos manuais e idas à loja. Lá eu falava sozinha, fazia “bloquinhos de cheque de papel”, tirava as roupas das prateleiras e dos saquinhos e vendia para meu cliente imaginário. Venda feita, dobrava tudo novamente e organizava em seus devidos lugares. Neste ambiente acolhedor eu passava meus dias e, sem saber, já desenvolvia a habilidade de ser uma pessoa Organizada. Nem imaginava que trabalharia, muitos anos depois, como uma Organizadora Profissional. Hoje, olho para trás e tenho consciência que a Organização me acompanhou a vida toda.
Como sou formada em Fisioterapia, tinha que dar conta do meu curso, que era integral, dos estudos, da alimentação, dos cuidados do apartamento onde morava, das festas e de muitas outras coisas gostava de fazer. Depois de formada, sempre trabalhei em mais de um lugar, e era aí que a organização estava presente. Gerenciando o meu tempo e me ajudando a equilibrar a minha vida pessoal e profissional.
Foi então que resolvi resgatar aquela criança que aprendeu a Organizar na loja de seus pais e trazer para junto da Fisioterapeuta, que por mais de 28 anos cuidou da Saúde das pessoas. Desta união, nasceu a Personal Organizer, que tem como propósito, além de cuidar da Saúde das pessoas, cuidar da Saúde dos ambientes nos quais elas vivem e trabalham.
3. Qual o significado da palavra organização para você?
Equilíbrio. Caminho que nos conduz para uma Vida mais Leve e Harmônica.
4. Você acredita que a organização dos itens de nossas casas pode nos trazer foco e clareza mental? Se sim, como você descreveria essa relação?
Acredito muito! A desorganização nos faz perder tempo, dinheiro e qualidade de vida. Existem estudos que dizem que uma casa desorganizada, pode gerar uma série de transtornos como estresse, depressão, ansiedade e até mesmo distúrbios alimentares. Quando as coisas estão organizadas tudo se torna mais prático, fácil de encontrar e a vida torna-se mais leve.
A desorganização nos faz perder tempo, dinheiro e qualidade de vida. Existem estudos que dizem que uma casa desorganizada, pode gerar uma série de transtornos como estresse, depressão, ansiedade e até mesmo distúrbios alimentares. Quando as coisas estão organizadas tudo se torna mais prático, fácil de encontrar e a vida torna-se mais leve.
5. Para vermos os efeitos da organização em nossas vidas, acredito que precisamos torná-la um hábito. Quais dicas você daria para tornarmos a organização um hábito e parte de nosso dia-a-dia?
Toda mudança de hábito, requer um pouco de disciplina e persistência. Desta forma, devemos incorporar a organização na nossa rotina, até que no decorrer do tempo ela acabe se transformando em hábito. Pequenas atitudes como: arrumar a cama ao se levantar, lavar as louças após as refeições, determinar um lugar de “morada” para cada item da casa e recolher as coisas que estão fora de seus lugares, todos os dias antes de dormir, já é um bom começo.
Estas atitudes contribuirão para que a bagunça não se instale. E isto levará apenas alguns minutos. Vale a pena experimentar!
6. Vamos falar, agora, um pouco da parte prática. Quais seriam os primeiros cômodos, ou partes de nossas casas a serem organizados? Por onde devemos começar?
Antes de começar a organizar a casa é preciso organizar o nosso tempo. Saber em detalhes como estamos nos apropriando dele, para depois começarmos a organizar a nossa Vida como um todo. Na casa não há regras. Inicie pelo ambiente que estiver mais lhe incomodando.
Geralmente os dois ambientes mais desorganizados costumam ser o closet ou a cozinha, por uma questão de terem muitos itens. Quanto mais coisas temos, maior a chance da desordem se instalar. Se você tem o famoso “quartinho da bagunça”, cuidado! Este ambiente geralmente só serve para acumular coisas inúteis e ocupar espaço. Se possível, livre-se dele! De repente este ambiente pode ter uma outra função mais útil na casa.
Antes de começar a organizar a casa é preciso organizar o nosso tempo. Saber em detalhes como estamos nos apropriando dele, para depois começarmos a organizar a nossa Vida como um todo.
7. Quais dicas você daria para mantermos a organização por mais tempo, e não perdermos o trabalho realizado?
Manter a organização pode ser um processo desafiador, pois exige um pouco de disciplina, mudanças de hábitos e um certo esforço diário. Mas nada impossível. Estabelecer algumas regrinhas do tipo: se dessarumou: arrume, se abriu: feche, se sujou: limpe, se pegou: guarde, se acabou: reponha, se quebrou: conserte é uma boa tática e servem para todos os que moram na casa. É preciso envolver as pessoas, pois a ordem e tarefas da casa não é de responsabilidade de um único morador. E como dito anteriormente, pequenas atitudes, são transformadoras e farão toda diferença.
Estabelecer algumas regrinhas do tipo: se dessarumou: arrume, se abriu: feche, se sujou: limpe, se pegou: guarde, se acabou: reponha, se quebrou: conserte é uma boa tática e servem para todos os que moram na casa. É preciso envolver as pessoas, pois a ordem e tarefas da casa não é de responsabilidade de um único morador.
8. Você poderia nos contar um pouco sobre como funciona o trabalho de Organizer? Quantos dias são necessários? Quais são os principais benefícios? De quanto em quanto tempo devemos fazer a manutenção?
Trabalho com o que chamo de Projetos de Organização. Quando executado presencialmente é realizado da seguinte maneira:
A primeira etapa é fazer uma visita técnica ao local no qual será realizado o trabalho. Nesta visita colho os dados da cliente, conversamos sobre sua necessidade e registro todas as informações necessárias.
Na segunda etapa verifico quais as melhores soluções para aquele ambiente. De posse deste estudo consigo mensurar quantos dias serão necessários para executar o trabalho. Envio um orçamento ao cliente, acertamos todos os detalhes, como valor e formas de pagamento, e fechamos os dias para iniciarmos o projeto.
A terceira etapa é a “mão na massa”. O ideal é que o cliente possa acompanhar o trabalho e aprender junto comigo todo o processo de Organização. Se não for possível, eu organizo e depois o oriento, ou oriento a pessoa que irá fazer a manutenção.
Trabalho também com a consultoria on line. A diferença, neste caso, é que não faço a visita técnica. O cliente envia as fotos ou um vídeo do ambiente que deseja organizar, eu analiso todas as soluções e verificamos a quantidade de sessões necessárias. A Organização neste caso é realizada pelo cliente, sob minhas orientações.
9. Quais são os desafios mais comuns de seus clientes em relação à organização?
Acredito que seja a mudança de hábitos, do estilo de vida e a crença de não conseguir manter o que foi organizado. É preciso estar envolvido e comprometido com o processo.
10. Você acredita que o hábito de acumular e o apego a itens desnecessários, dificultam o desenrolar de nossas vidas? Como podemos driblar essa armadilha?
Acredito muito quando isto toma proporções grandiosas, como acumular coisas de forma desorganizada, por exemplo. Pode ser que a pessoa esteja sofrendo de um Transtorno de Acumulação. Se estiver, por mais que a pessoa se esforce, sozinha, ela não consegue se livrar das coisas. É um processo é difícil e doloroso. Nesses casos é muito importante procurar ajuda de um profissional da saúde mental.
Nós como Profissionais de Organização, podemos trabalhar em conjunto com eles, entendermos melhor que há por trás deste acúmulo. E juntos acharmos a melhor solução para ajudar estas pessoas. Faço parte de um Grupo de Estudos de Desorganização Crônica para Profissionais de Organização e nele também há também uma Psicóloga que atende pacientes com estes problemas.
Mensalmente trazemos um tema para a reunião, pesquisamos, estudamos e aprendemos muito umas com as outras. É enriquecedor! É preciso muito conhecimento para atender estas pessoas e ajudá-las de verdade!
11. Vamos falar agora do oposto. Também existem casos em que as pessoas se tornam dependentes da organização extrema de seus ambientes, a ponto de passarem mais tempo do que deveriam nas tarefas de organização. Quais conselhos você daria para as pessoas encontrarem o equilíbrio em relação à essa questão?
Nestes casos, pode ser, também que haja algum transtorno de saúde e é necessário que seja investigado. Mas se não estiver ligado à problemas de saúde, pode ser que a pessoa esteja “arrumando” e não “organizando”. Pois há uma diferença enorme entre Arrumar e Organizar. Arrumar é quando pegamos as coisas que estão espalhadas pela casa, abrimos a porta do armário e colocamos tudo lá dentro, sem critério algum, junto com tantas outras coisas que lá estão. Fecha-se a porta, e aparentemente o ambiente está arrumado. Problema resolvido? Não. Organizar é quando buscamos e encontramos soluções para tudo o que está fora do lugar. Requer estudo, técnica e método. Neste caso pode ser que esta pessoa está arrumando a casa e não organizando, entende?
Quando organizamos de fato, a única coisa que temos que fazer é manter a organização. Não há necessidade de ficar o tempo todo colocando as coisas em ordem. E a vida é movimento. Não vamos conseguir deixar as coisas paradas o tempo todo. Algumas vezes terão objetos fora de seus lugares, mas depois de usá-los a regra é guardá-los de volta. A organização tem que ser leve, para dar resultados. Não é preciso se estressar.
E a vida é movimento. Não vamos conseguir deixar as coisas paradas o tempo todo. Algumas vezes terão objetos fora de seus lugares, mas depois de usá-los a regra é guardá-los de volta. A organização tem que ser leve, para dar resultados.
12. Quais são nossos sentimentos e emoções ao estarmos em um ambiente organizado? Quais são os depoimentos de seus clientes após o trabalho concluído?
Para mim a sensação é de tranquilidade, leveza e liberdade. Meus clientes relatam, com surpresa e alegria, a satisfação que tiveram ao ver que a Organização foi capaz de mudar determinados ambientes, otimizando seus os espaços, tornando-os mais funcionais e harmônicos. Dizem que a vida ficou mais prática, que conseguem visualizar todos os seus pertences e que ficou tudo “lindo” A sensação é incrível do Antes e Depois. É muito bom permitir que a Organização entre em sua vida.
13. O momento da organização pode ser uma ótima oportunidade para acalmarmos e praticarmos atenção plena. Como o ato de organizar pode nos ajudar a lidar com a ansiedade em sua opinião? Como a organização mental relaciona-se com a organização física?
Alguns estudos já publicados, dizem que na desordem e na bagunça o nosso cérebro gasta tempo, energia, esforço adicional para localizar aquilo que queremos. E isso, muitas vezes nem percebendo, nos causa irritação, estresse e muita ansiedade. Desta forma, quando organizamos os ambientes externos, é como se estivéssemos organizando nossos ambientes internos. Faça um teste: quando estiver triste, irritada ou ansiosa, tente organizar uma gaveta ou uma parte de sua casa. Começamos a nos acalmar, a bloquear aqueles pensamentos que ficam “pipocando” na nossa mente e abrimos espaço para uma sensação de bem-estar que esta atitude nos causa. Sempre que estou em um Projeto de Organização entro em estado de flow. O corpo cansa, mas a mente relaxa.
Desta forma, quando organizamos os ambientes externos, é como se estivéssemos organizando nossos ambientes internos. Faça um teste: quando estiver triste, irritada ou ansiosa, tente organizar uma gaveta ou uma parte de sua casa. Começamos a nos acalmar, a bloquear aqueles pensamentos que ficam “pipocando” na nossa mente e abrimos espaço para uma sensação de bem-estar que esta atitude nos causa. Sempre que estou em um Projeto de Organização entro em estado de flow. O corpo cansa, mas a mente relaxa.
14. O que seu trabalho com a organização tem lhe ensinado? Quais foram seus principais aprendizados?
Eu já me sentia uma pessoa organizada e após começar a trabalhar nesta área vivencio que ela é tudo em nossa vida. Não consigo mais estar em um ambiente que não esteja organizado. Tenho consciência que fico muito irritada e sem energia. Durante meus atendimentos, tenho constatado, com muita observação, escuta e atenção, que as pessoas são diferentes entre si, e que é preciso respeitar esta diferença. Cada um tem o seu tempo, sua aceitação e permissão para deixar a Organização fazer parte de suas vidas. Ao confiar em mim e permitir minha ajuda, estamos construindo juntos, um caminho de muito aprendizado. E, esta confiança para mim é pura Felicidade, pois sei que farei parte de uma transformação, que trará muitos benefícios aos meus clientes.
15. Agradecemos sua participação e contribuição. Que você possa demonstrar a muitas pessoas os benefícios da organização em suas vidas, e ajudá-las a construir uma realidade mais produtiva e saudável. Obrigada!
Agradeço imensamente a oportunidade em falar um pouquinho sobre o que amo fazer. Espero que minhas palavras possam despertar a vontade de incorporar na vida das pessoas um pouco mais de Leveza, Harmonia e mais Qualidade de Vida. Obrigada Bárbara!
Comments