top of page

Como a escrita pode nos ajudar na transformação de nossa história

  • Foto do escritor: BADDU
    BADDU
  • 18 de abr. de 2021
  • 3 min de leitura


 



O ato de escrever pode ser mais tranformador do que imaginamos. Em nosso dia-a-dia, vivenciamos inúmeras experiências que exigem diferentes pensamentos, motivações e entendimentos de nossa parte. Estar atento a cada etapa de nosso dia, e como nos sentimos em cada uma delas, pode nos mostrar o que, de fato, faz mais sentido para nós, e nos levar aonde queremos chegar.


Mas o ponto é, aonde queremos chegar? Quem queremos ser? Por que fazemos o que fazemos, e quais são os resultados dessas ações? O que nos faz repetir os mesmos hábitos, muitas vezes, prejudiciais durante anos? Quais são nossos padrões, pensamentos, motivações, desejos e angústias? Por que nos sentimos amarrados e não conseguimos sair do mesmo ponto durante tanto tempo?


Pois bem, essas são apenas algumas perguntas que nos ajudam a entendermos um pouco sobre nossa história, quem somos no momento e quem gostaríamos de ser. Ou seja, basicamente, criamos mais entendimento sobre nossa vida. O fato é que dificilmente conseguimos organizá-las em nossas mentes em meio à nossa rotina diária.


A escrita é, justamente, quem nos ajuda a organizarmos diversos pontos essenciais para nosso desenvolvimento como seres-humanos, para que possamos compreender fatores, muitas vezes encontrados apenas em nosso subconsciente. Esses são alguns exemplos de algunas ideias do que podemos escrever e como a escrita pode nos ajudar:


  1. Escreva momentos que considere importantes e decisivos em sua história.

  2. Identifique padrões de comportamento existentes nessas situações importantes.

  3. Descreva quais foram as consequências do uso desses padrões de comportamento.

  4. Escreva quais características sempre imaginou para sua melhor versão.

  5. Descreva todas as suas habilidades, dons, talentos, aquilo que você ama fazer.

  6. Quais atitudes das pessoas ao seu redor te deixam triste e sem energia para seguir em frente.

  7. Quais pensamentos de dão força e coragem.

  8. Faça um mapa descrevendo os padrões dos relacionamentos mais importantes para você.

  9. Quais são as emoções relacionadas à seu trabalho.

  10. Quais atitudes te fizeram bem ou mal durante seu dia.


Todos esses tópicos podem ser descritos assim que você sentir necessidade de trabalhar as emoções vinculadas dentro de si. Comece a prestar atenção a quais tópicos têm vindo à sua mente com mais frequência, e inicie sua escrita através de perguntas relacionadas a ele. Por exemplo:


  • Emoção: sentimento de necessidade de expansão e desenvolvimento pessoal.

  • Perguntas: Onde gostaria de estar? Como posso me expandir ainda mais ? O que posso fazer para ficar ainda melhor? Quais são minhas habilidades? Como posso servir?


Inicie suas respostas através de frases curtas relacionadas com o que vier primeiro em sua mente. Permita-se imaginar o impossível e veja como se sente ao escrever. Utilize setas, crie mapas mentais, utilize sua criatividade.


O formato da escrita pode mudar de acordo com suas necessidades. Há vários formatos possíveis como textos mais longos, textos descritivos, diários, mapas, gráficos, perguntas, frases mais curtas, uso de setas e cores, listas, entre outros.


Para a prática da escrita tornar-se um hábito que renda bons frutos, é preciso que dediquemos um tempo para esse momento. Abrir mão de algumas atividades pode ser importante para esse precioso momento de interiorização. Quando você começar e sentir seus efeitos positivos, passará a sentir a necessidade de continuar e compreenderá sua importância.


Ao escrevermos, organizamos nossas ideias, gerando uma sensação de tranquilidade e paz mental. Criamos uma clareza em nossas perspectivas em relação ao nosso passado, presente e futuro. Passamos a compreender quem somos e onde queremos chegar, limpando traumas e nos libertando para vivermos uma trajetória coerente com aquilo que acreditamos.


Comments


bottom of page