A Verdade Por Trás da Preguiça – 6 Dicas Para Lidar Melhor com Todo Esse Cansaço
- BADDU
- 17 de ago. de 2021
- 4 min de leitura

Para muitos de nós, têm sido difícil de se situar em mundo onde o trabalho é valorizado, assim como cargos, posições, históricos profissionais e status social. No fundo, os sentimentos, podem estar relacionados com a sensação de que nunca entregamos ou somos suficientes para as demandas dessa sociedade.
E qual a consequência disso? Continuamos nos forçando a produzir, mesmo quando nosso corpo está dizendo chega. Somos vistos, ou nos vemos como preguiçosos, quando não temos mais disposição para seguir com alguma ação ou com alguma tarefa, certo?
“A mentira da preguiça é a fonte do sentimento de culpa por não estar 'fazendo o suficiente'; é também a força que nos obriga a trabalhar até a doença”, escreve Price em seu livro recém-lançado, ”Laziness Does Not Exist ”.
Quando chamamos alguém (ou a nós mesmos) de "preguiçoso", muitas vezes é com um tom de julgamento moral e condenação, ele explica. “… Não queremos dizer simplesmente que lhes falta energia; estamos insinuando que há algo terrivelmente errado ou faltando”.
As pessoas estão trabalhando duro e quando se sentem indispostas para continuar, automaticamente, forçam-se, ignorando os sinais que o corpo tenta transmitir. É como se estivéssemos exigindo recursos que nossos corpos e mentes não têm para oferecer, nos colocando assim, em risco, até mesmo de contrairmos doenças físicas e emocionais.
Se você tem se sentido dessa forma há algum tempo, aqui vão algumas dicas que podem te ajudar.
1.Observe-se quando não sentir vontade de fazer algo
Entenda que a falta de vontade de realizar alguma tarefa, muitas vezes vista como preguiça, pode ser um sinal de falta de energia, gerada por algum motivo. Pare, respire e observe-se. O que o seu corpo está dizendo a você? Sente dores no corpo? Sintomas de indigestão? Cansaço vindo de noites mal dormidas? Tente diminuir o ritmo e pensar em pequenas mudanças que podem ajudar esses sintomas a melhorarem.
2. Ansiedade cansa
Já parou para pensar por que você tem se sentido tão cansado, mesmo quando não há motivos aparentes? Pois é, é possível que sua própria mente esteja sugando toda a sua energia, mesmo sem sair da cadeira de trabalho o dia todo. Agora, pergunte-se: quais são as suas emoções durante um dia de trabalho? O que você sente durante esse dia? Quais obrigações sua posição profissional te traz? Perceba quais são os gatilhos para que a ansiedade roube sua energia, e procure agir para amenizá-los. É bem provável, que se conseguir fazer isso, comece a se sentir, aos poucos, uma pessoa mais disposta.
3. Abrace a causa da soneca
Muitas vezes, tudo o que precisamos é uma soneca de 15 minutos para que o corpo descanse como um todo. Se não acredita, te recomendo que tente, principalmente, naquele momento em que se sente incapaz de fazer qualquer coisa. Muitas ideias podem passar pela sua cabeça nessa hora, principalmente os pensamentos sabotadores de que você não é capaz, não tem motivação e nem força de vontade o suficiente. Sendo que na verdade, tudo o que seu corpo precisa é se desligar por 15 minutos.
4. Hidrate-se
Há algum tempo atrás, eu me assustei ao ver a diferença da disposição de meu pai, antes e depois de hidratar seu corpo com soro, quando estava com Covid, na pandemia. Ao ver como seu corpo reagia, percebi que eu estava subestimando o poder da hidratação em minha vida.
Comecei a fazer um teste e me hidratar sempre que eu me sentia cansada e desanimada, e como esperado, não muito tempo depois, a disposição começava a surgir. Portanto, água é papo sério, acredite.
5. Redes sociais podem drenar sua energia
Faça um teste você mesmo, e observe como se sente antes e depois de uma sequência de Stories. Seja por conta do tempo gasto, do brilho das telas, ou até mesmo de um conteúdo que é tóxico para você, é bem provável que você se desconecte de sua realidade e perca energia. Por isso, é realmente importante notar se esse não pode ser um dos motivos para sua indisposição.
6. Açúcar cansa
É nos momentos em que estamos mais cansados, que aquele doce parece ser tudo o que precisamos, certo? Aquela “tarde preguiçosa”, pede um bolo de chocolate com um cafezinho, e acaba se tornando um hábito e uma nova rotina em sua vida.
Sim, esses momentos passam a ser únicos e reconfortantes, até nos sentimos mais animados em seguida, mas e quando entramos em um ciclo vicioso? Já sabemos que o açúcar, em excesso, possui um grande potencial de deterioração de nosso organismo. Por isso, rever a quantidade que está ingerindo pode ser uma boa dica para se libertar do cansaço constante.
Bom, falamos aqui sobre excesso de trabalho, dificuldade em estabelecer limites, autojulgamento e alguns hábitos que podem fazer com que você se sinta mais indisposto. Mas a verdade é uma só: a preguiça, por si só, não existe. Por isso, ao invés de se julgar e de se forçar, procure entender a raiz de seu cansaço. Podemos começar compartilhando e conversando mais sobre o tema. A pressão por se sentir disposto, motivado e cheio de força de vontade, pode te levar ao caminho contrário de onde quer chegar.
Comments