A magia do savouring ou, do ato de observar
- BADDU
- 18 de abr. de 2021
- 2 min de leitura

Muito tem se falado sobre "viver o momento presente", estar "no aqui e agora", "estar presente" e agora temos também o "Savouring" que em sua tradução literal significa saborear. Mas o que de fato essas pessoas estão dizendo, e por que esse tema tem se tornado tão relevante nos últimos tempos?
Através de relatos de experiências próprias, diversos autores lançaram seus livros com o objetivo de expandir esse conceito, à medida que sua prática tem ajudado muitas pessoas a diminuírem seus níveis de ansiedade e desfrutarem de situações que antes eram imperceptíveis.
O Savouring traduz-se no ato de se colocar na posição de obervador de experiências vivenciados por si mesmo, com o intuito de gerar uma percepção mental diferente da ação que se pratica. Essa percepção, geralmente, relaciona-se com um sentimento de calma, tranquilidade a maior capacidade de apreciação do momento vivido.
Quando conseguimos voltar nossa atenção para o exato momento em que estamos, percebendo seus sons, por exemplo, passamos a experenciar um determinado um estado mental, de paz e tranquilidade. O desenvolvimento dessa capacidade pode alterar, portanto nossa experiencia diária, uma vez que se torna constante. Quanto mais praticamos, mais natural ela se torna, e menos esforços precisamos realizar para que ela aconteça.
Os dois primeiros tópicos capazes de aumentar nosso sentimento de felicidade apresentados no Curso "A Ciência do Bem-Estar" da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, foram gratidão e savouring. Ao elevar os níveis de apreciação de cada momento vivido, automaticamente, nos tornamos mais gratos pela oportunidade de vivênciá-los, fazendo com que mudemos nossa percepção diante da vida.
A iniciativa e abertura para o início da prática são os primeiros passos para desenvolvê-la e desfrutar de suas consequências. A capacidade de realizar a prática de savouring é elevada através de práticas como meditação, técnicas de respiração e contemplação. Além disso, passar a contemplar acontecimentos corriqueiros de seu dia-a-dia como a beleza nascer-do-sol, os detalhes de uma flor, o som gerado pela água da chuva, o sentimento de tomar um chá ou uma bebida quente em um dia mais frio, podem lhe mostrar como é bom viver a vida através da apreciação de pequenos detalhes.
Comments