top of page

4. Quais São Os 4 Remédios de Patañjali Para Superar Obstáculos

  • Foto do escritor: BADDU
    BADDU
  • 18 de abr. de 2021
  • 4 min de leitura


 





 


Você já percebeu quantos abstáculos temos em nossas vidas? São questões de diversas origens que surgem a medida em que damos novos passos, ou quando apenas continuamos fazendo do mesmo. Tanto em nosso relacionamento com nós mesmos, quanto com os outros, a vida nos exige maturidade e flexibilidade a todo momento pra continuarmos a seguir o fluxo inevitável de nossos caminhos.


Pois bem, sabendo que desafios, novas circunstânicas, relacionamentos difíceis, falta de clareza, falta de força e motivação, fazem parte de nossa existência, e que isso é normal, Patañjali, criou alguns remédios para nos ajudar a lidar com esses obstáculos. Quais são eles? Maitri (benevolência), karunã (compaixão), muditã (deleite) e upeksã (desconsideração). Que tal hoje, entendermos um pouco mais desse universo? Vamos lá!


 

Maitri - Benevolência


Maitri representa a capacidade de nos sentirmos felizes pelo outro, ainda mais quando criamos um senso de unidade com o outro (atmiyata). Mas o que isso quer dizer? Quando compreende-se que, além do mundo visível, há uma unidade, em que tudo está interligado, surge a consciência de que, se o outro está feliz, automaticamente, eu também estou. Já que estamos de alguma forma, interligados e conectados, torna-se natural sentir-se feliz pelo outro e não só por si próprio.


Quando praticamos esse exercício mental e emocional, nosso foco passa a migrar da realidade individual, para a realidade coletiva. O pequeno eu, muitas vezes, torna-se menos importante do que o outro. Assim, desafios pessoais, dores e sofrimentos se dissolvem a medida em que o olhar para o bem-estar do todo é mais importante, do que caprichos e interesses pessoais.


Vibre pelo outro independente de qualquer situação, torça pelas conquistas alheias, sonhe junto, entenda que estamos conectados e quanto mais pessoas brilharem nesse mundo, melhor será a experiência de vida de todos nós.


 

Karuna - Compaixão


Karuna representa a coragem de estender suas mãos para aqueles que precisam, em um dado momento. Ultrapassa o sentimento de pena ante o sofrimento alheio e parte para a ação. Seja de forma física, financeira, mental ou moral, o ato de ajudar é aqui, o ponto principal. Observar em silêncio seu entorno, falar menos e perceber através da aquietação de cada momento, e do olhar para o próximo, como ele se sente e se precisa de ajuda.


Muitas vezes, não estamos preparados para nos doar ao próximo, pois ainda precisamos curar a nós mesmos. Uma forma mais simples de praticar compaixão é através da atenção, do respeito, da forma de se comunicar e da qualidade de sua presença diante daqueles que sofrem. Acredite, um olhar, pequenos gestos ou apenas sua presença cheia de compaixão e amor, podem transformar o dia de quem está ao seu redor. Para resumir em poucas palavras, mude o foco de si mesmo, olhe mais à sua volta, perceba a realidade do outro, e sinta qual a melhor forma que você pode ajudar.


 

Mudita - Deleite


Mudita significa o sentimento de apreciação pelo trabalho do outro, mesmo que seja de alguém de quem não goste, ou de algo que você mesmo gostaria de ter feito. Essa virtude, talvez, seja uma das mais difíceis de desenvolvermos, por conta do sentimento de inveja presente em todos nós. Em uns, mais forte do que em outros, porém, um sentimento ainda muito comum e natural.


Para desenvolvermos Mudita, podemos praticar o exercício de nos observar ao vermos o trabalho do outro, sem julgamentos, nem positivos e nem negativos. Esse começo, nos ajuda a nos colocarmos em um posição simplesmente neutra, apenas de observadores. A medida em que, nossa mente se acostumar a observar, sem julgar, podemos iniciar o processo de apreciar, caso o trabalho seja digno de apreciação.


Essa capacidade de apreciação, nos traz mais possibilidades de saborear (Veja aqui nosso artigo sobre Savouring), aquilo que é belo. O ato de apreciar e contemplar, por sua vez, nos traz paz, tranquilidade e nos conecta com a beleza e perfeição que já existe dentro de um lugar em nós mesmos. Aqui então, fica um exercício: tentar manter-se neutro e não julgar o que se vê, e então buscar apreciar tudo o que de bom e belo tem sido feito, independente por quem.


 

Upeksa - Desconsideração


Muitas vezes, os vícios e maus hábitos daqueles que estão ao nosso redor nos influenciam de forma negativa, podendo até interferir nos resultados de nossas próprias vidas. Upeksa é o sentimento de compreensão das faltas dos outros, e da capacidade de analisar em si mesmo, de que forma essas faltam se relacionam com a sua pessoa.


Eu vejo Upeksa como uma grande virtude de sabedoria e maturidade mental e emocioal, essencial em nossas vidas. Uma boa forma de praticá-la, é realizar um exame de consciência e se perguntar o que faria se estivesse na mesma situação, até que ponto é responsável pelo estado do outro, e de que forma pode ajudá-lo. Ir além do desprezo, desdém, indiferença ou superioridade por aqueles que caíram em vícios, e compreender através da compaixão suas dores e razões.


Neste caminho, às vezes, é preciso se afastar e olhar mais de longe para a pessoa em si, e então, respeitar essa distância até que se esteja pronto para ajudar. E para finalizar, lembre-se, às vezes, não precisamos fazer nada para ajudar, apenas curarmos a nós mesmos, nos mantermos em estado de presença, já é suficiente.



 

Percebem como esses 4 remédios de Patañjali são profundamente transformadores? Um ponto presente em todos eles? A mudança da direção do olhar sobre si mesmo, para o próximo e para o todo. A migração da individualidade para a coletividade. Todos eles, são assim, ótimos remédios para a segunda raíz de nosso sofrimento, (Asmita), ou apego ao ego. (Veja aqui as 5 causas de nosso sofrimento (Kleshas).


E você, o que achou? Gosta desse tipo de percepção e de visão sobre a vida? Se quiser, faça suas anotações, e procure praticá-las mais em seu dia-a-dia, ou quando tiver oportunidades. Essa é uma forma de crescermos através de virtudes, conhecimento e sabedoria. Vamos tentar? Espero que vocês tenham gostado, e até o nosso próximo assunto!



 


 


コメント


bottom of page