top of page

3. Yoga Para Todos Os Gostos - Conheça Os 6 Caminhos Do Yoga

  • Foto do escritor: BADDU
    BADDU
  • 18 de abr. de 2021
  • 5 min de leitura

 





 


Como na segunda parte de nossa série Yoga para Todos, "Porque Yoga - Simples Assim" , o grande objetivo do Yoga é gerar a libertação da dor e do sofrimento. É a união de todos os poderes do corpo, através do disciplinamento do intelecto, da mente e das emoções, que gera um equilíbrio e a possibilidade de olhar para a vida, em todos os aspectos de maneira equânime.


Quando a agitação da mente se aquieta, através das práticas do Yoga, encontra-se a plenitude e a alegria que vão além da percepção dos sentidos e da razão. Com a mente controlada, possuimos um reservatório de paz e é possível utilizar a energia vital para nossa elevação como seres humanos. Nos libertamos da ilusão.


O Yoga, por sua vez, possui várias facetas, revelando distintos aspectos que nos auxiliam e se complementam para atingirmos a felicidade interior. Hoje, vamos entender, quais são essas facetas, denomidas os Caminhos do Yoga.



 

Karma Yoga



É a Yoga por meio da ação. Aqui, o trabalho é visto como um privilégio, mas não seus frutos. O Bhagavad Gita, a obra de mais importância na filosofia do Yoga, diz:


"Apenas o trabalho é teu privilégio, nunca seus frutos. Jamais deixes os frutos de sua ação serem tua motivação; e nunca pares de trabalhar. Não te deixes afetar pelo sucesso ou pelo fracasso. Esta equanimidade é chamada de Yoga".


O Karma Yoga, também traz a ideia da realização de um trabalho voltado para o bem do todo, e não direcionado para desejos próprios, mantendo assim, o foco apenas na intenção da ação e não dos resultados.


Ao meu ver, esse conceito nos ajuda muito a lidar com o ego e com a ansiedade gerada pela busca constante por resultados e reconhecimento, principalmente, nos dias atuais. É uma maneira, de buscarmos realizar nossas ações, da melhor forma possível, e não sofrer com as expectativas de seus resultados.


É importante destacar também, alguns pontos como a compreensão da motivação correta, ou seja dos motivos e propósitos reais por trás de cada ação, e a busca pela disciplina ao se realizar seus deveres.


 

Bhakti Yoga


É o caminho da adoração, do encantamento, da devoção e do reconhecimento da não banalidade dos detalhes do cotidiano. É a entrega, e o desejo de expandir o sentimento de amor pelo o que existe. Especialmente, seguido por pessoas mais emocionais, esse caminho demonstra a possibilidade de se expandir como ser humano, através da bondade, da compaixão e da contemplação.


Quando possuímos a capacidade de adoração, e contemplação, a qualidade experenciada em nossas vidas, atinge um outro patamar. É como se nos tornássemos seres mais sutis, delicados, gentis, sábios e tranquilos. Quanto mais conseguimos apreciar as belezas sutis que estão à nossa volta, maior é o sentimento de conexão com a beleza natural que há dentro de nós mesmos. A natureza, por exemplo, nos oferece infinitas oportunidades de apreciação. Você já parou para sentir o perfume de uma flor, e se perguntou como isso pode ser tão profundamente delicioso e delicado ao mesmo tempo? Ou então, já observou pássaros voando e cantando juntos, em extrema alegria e excitação em um final de tarde? A beleza da infinitude de um mar, a transparência da água, a cor vibrante e o calor do fogo, o sabor doce das frutas, e a variedade de legumes e vegetais, são apenas alguns exemplos.


Para vivenciar esse caminho do Yoga, é importante, que queiramos abrir nossos olhos para o belo, e treinar nossas mentes para apreciar elementos sutis do dia-a-dia. E isso, se faz, desligando-se, um pouco, dos objetos sensoriais muito intensos, que acabam desregulando essa capacidade de apreciação. Na prática, seria deixar um pouco de lado, ações que nos distraem e nos desconectam da parte mais calma que há em nós. Ou seja, quanto mais calmos e serenos formos, mais fácil será de atingir essa capacidade.


 

Gyana (Jnana) Yoga


O uso da mente e do intelecto, aqui, são os principais meios para a expansão da consciência e a compreensão do sentimento verdadeiro de união. É um caminho exigente, pois é preciso que além do controle da mente, também se pratique os outros meios como o de devoção e altruísmo, e o alcance da força do corpo e da mente, para a libertação do intelecto e preparação para a compreensão da essência verdadeira da existência.


 

Hatha Yoga


Criado por Svatmarama, o termo Hatha Yoga significa força ou esforço determinado, e exige uma disciplina rigorosa. O método compõe um sistema de asanas, ou posturas físicas, que possui como objetivo purificar a mente e o corpo, os preparando para a meditação e elevação da consciência e controle em relação aos estados internos.



 

Mantra Yoga


É a internalização da consciência através da repetição de sons constantes, de acordo com a compreensão de seus significados. Esse caminho nos ajuda, principalmente, a alterar padrões mentais inconscientes através da mudaça de perspectiva de nossas visões diante de quem somos e da vida. Um exemplo bem simples, seria dizer a frase: "Vai dar tudo certo". Muitas pessoas têm o costume de repetir essa frase para se acalmarem diante de uma situação desafiadora. O Mantra Yoga entende que no momento em que repetimos palavras dessa forma, abrimos uma possibilidade de aceitação interior, e diminuimos a resistência causada pelo medo e insegurança que há em nós. Como consequência, conseguimos nos acalmar, e manter um estado de maior bem-estar diante de determinanda situação de vida.


Dessa forma, existem inúmeros mantras, em sânscrito, ou não, que nos ajudam a elevar e ampliar nossa consciência de acordo com o significado de cada sílaba, palavra, ou frase. Para vivenciar o Mantra Yoga, é muito simples. Após aprender alguns mantras, é possível entoá-los sempre que quiser, durante uma meditação, durante o banho, ou até mentalmente, fazendo compras no supermercado. Essa é uma forma que me ajuda a trazer minha mente para o presente, e fazer minhas ações de forma consciente.


O Om, talvez seja o mais famoso e é um de meus preferidos. A palavra em sânscrito significa avati raksati que é aquilo que protege e abençoa. Em muitas escolas e tradições, a sílaba Om é considerada um som universal. Alguns benefícios desse mantra:


  • Ajuda a esvaziar a mente;

  • Limpa pensamentos desnecessários e negativos;

  • Aumento da concentração e memória;

  • Aumenta a sensação de bem-estar;

  • Ajuda a garantir uma saúde física, mental, emocional e espiritual;

  •  Sensação de paz e relaxamento;

  • Ajuda a diminuir as tensões em geral.


Veja como entoar o mantra aqui:

https://www.youtube.com/watch?v=xKrmsZV67iU


 

Raja Yoga



Descrito na obra de Bhagavad Gita e formalmente sistematizado no século 2 a.C. por Patânjali, sábio indiano, este é o caminho mais abrangente, também chamado de "caminho real", pois agrega os ensinamentos dos outros caminhos, em busca do controle da mente, das emoções, dos pensamentos, em prol de um bem-estar maior. Para a conquista desse objetivo, o Raja Yoga, utiliza 8 membros, os quais veremos nos próximos posts.


 



Esses são, portanto, os 6 principais caminhos do Yoga, em que sua prática, é exercida por meio de todos eles. Assim, o Yoga nos proporciona um conjunto de aspectos para que possamos seguir em busca do conhecimento de como atingir a felicidade verdadeira, já existente em todos nós. E você, gostou de conhecer essas possibilidades? Qual o caminho com o qual você mais se identifica? Ou quais eles, fazem mais sentido para você? Deixe sua opinião aqui nos comentários, e nos vemos em breve!



 

Referências bibliográficas:


"Luz sobre o Yoga" - B.K.S. Iyengar

 

Obrigada por ter chegado até aqui!

Falar sobre Yoga, para mim, é um prazer. Desejo que você desfrute dessa série, assim como eu. Juntos, damos pequenos passos em direção ao conhecimento, e podemos descobrir a face mais bela que há em nós. Até a próxima! =)



Bình luận


bottom of page