10 Marcas Brasileiras de Roupas Sustentáveis
- BADDU
- 18 de abr. de 2021
- 3 min de leitura

Sustentabilidade é um tema cada vez mais inserido no meio da moda e entre as marcas de roupas. Mais do que um desejo isolado, se tornou um interesse do mercado que as empresas repensem seus métodos de produção.
Afinal, a Tragédia de Rana Plaza que matou mais de 1.100 trabalhadores, e feriu mais de 2.200, nas confecções de roupas em Bangladesh chamou atenção. Acredito que estamos passando por um momento em que torna-se cada vez mais importante, a realização de pequenas reformas na indústria da moda, em prol de algo maior.
Por isso, o nosso interesse com esse artigo, é falar um pouco mais sobre “Slow Fashion” e entender quais são os diferenciais de algumas marcas sustentáveis que temos no Brasil.
Por que seus olhos devem se voltar para marcas de roupas sustentáveis?
“Sustentabilidade e ética são temas recorrentes para empresas brasileiras sustentáveis – é o atendimento aos anseios do público!”
Cada vez mais os consumidores tornam-se conscientes de suas compras, verbalizando esse interesse para criar uma diferença positiva. Por isso, não é um desejo apenas meu ou seu, é um desejo de todos.
Segundo pesquisa da OpinionBox:
· 55% das pessoas frequentemente ou sempre dão preferência a empresas/marcas reconhecidas por cuidar do meio ambiente.
Em face a essa demanda, mais marcas brasileiras vem adotando práticas sustentáveis. Vamos pra nossa lista?
1. Use Reserva

Diferencial: reciclagem de produtos.
Mais do que práticas sustentáveis, é fantástico quando marcas ecológicas se preocupam com seus funcionários. Isso é um destaque da Use Reserva, uma empresa bastante ativa em projetos ambientais e que utiliza das tags de Papel Semente em seus produtos.
Aliás, produtos esses, feitos com algodão reciclado. Contudo, o destaque mesmo é o fato de premiarem seus estilistas elegendo o produto mais inovador e sustentável!
2. Skazi

Diferencial: uso inteligente de água e energia.
Falando em marcas ecológicas, a marca mineira Skazi possui um complexo com sistema de geração solar que guarda o seguinte objetivo: potencializar o consumo e abastecimento de energia renovável utilizada no processo produtivo das peças.
Além disso, a empresa reutiliza 90% de toda a água usada!
3. Timirim Brasil

Diferencial: uso de materiais não-nocivos ao ambiente.
Timirim Brasil é uma das empresas brasileiras sustentáveis que leva a sério o conceito de “Slow Fashion”. Aqui, o foco é as roupas e acessórios infantis feitos com algodões orgânicos e sustentáveis, sem uso de plásticos.
4. Studio Adriana Valente

Diferencial: fabricação artesanal.
Indo além da roupa em si, o Studio Adriana Valente se destaca por fazer artesanalmente brincos, colares e pulseiras. Aplicando “Slow Design” e “Slow Fashion”, a empresa produz de maneira consciente esses complementos ao vestido principal.
5. Loft 747

Diferencial: predominância de fibras naturais.
Desde 2018 trabalhando com uma linha Eco, a marca “ready to wear” Loft 747 oferece peças feitas com tecidos totalmente sustentáveis em sua Life Collection. Além disso, usa também de tag com Papel Semente!
6. Pantys

Diferencial: redução do uso de absorventes descartáveis em 4000g de lixo.
O bom das marcas ecológicas é que elas abraçam diversos públicos femininos, como é o caso da Pantys. “Informadas, atualizadas e modernas”, esse é o slogan de uma empresa que não segue padrões na hora de produzir itens sustentáveis.
Seus produtos são calcinhas, sutiãs, bíquinis, maiôs e absorventes reutilizáveis!
7. Patricia Vieira

Diferencial: reutilização de sobras de materiais.
No segmento do couro, Patricia Vieira já era referência, mas ela se fortificou ainda mais quando se juntou às marcas sustentáveis. A marca passou a reutilizar sobras de materiais para que ocorresse menor desperdício de material.
8. Manui Brasil

Diferencial: uso de tingimento e de fibras naturais.
Dentre as marcas ecológicas brasileiras, a Manui Brasil se destaca por peças atemporais. E o que as torna atemporais? O uso de tingimento natural e de estampas manuais.
A ideia por trás disso é “vestir o cliente com uma moda consciente”, que traz versatilidade sem afetar o ambiente.
9. Eduarda Galvani

Diferencial: descarte consciente do material.
Entre empresas brasileiras sustentáveis, a Eduarda Galvani se destaca pela consciência local: em parceria com a ARCO Eco, a marca tem promovido o descarte correto das sobras de tecido.
O material é recolhido e destinado ao projeto Envolva-se do SESC-RS. Além disso, a marca também repassa o lixo para cooperativas que fazem separação do lixo seco e compostagem do lixo orgânico.
Enquanto isso, produz coleções de luxo como Classique, La Femme e Stardust!
10. Insecta Shoes

Diferencial: reutilização de roupas usadas e de lixo plástico.
Por fim, cuidado onde pisa! A Insecta Shoes é referência em sapatos ecológicos e veganos, utilizando de peças de roupas usadas e garrafas de plástico recicladas. Além disso, oferece mochilas feitas com o mesmo cuidado, ética e responsabilidade.
Há muitas empresas brasileiras sustentáveis, cada qual atendendo a um público específico. Você já pensou em dar preferênicia à essas empresas, quando o assunto é consumo?
Para que possamos viver num mundo melhor, devemos primeiros começar a policiar nossas escolhas. Por isso, faz parte de nosso processo de evolução, junto do planeta, passarmos a nos importar mais com esses fatores.
Espero que tenham gostado, e comente aqui se você conhece ou usa produtos de outras marcas. ;)